DESIGNED BY JOOMLATD
    • Marchigiana - O Melhor da Itália no Brasil!
    • Adquira Já...! Produtos personalidos da ABCM

Banco de Genética

Conheça nosso banco de genética

A ABCM te ajuda na sua escolha.. saiba mais aqui!

 


Equipe Técnica

Encontre nossos Técnicos

Nossos técnicos estão nos mais diversos estados do País. Saiba mais Aqui!

 


>Provas Técnicas

Altas taxas de crescimento (ganho de peso), musculosidade, bom aproveitamento e qualidade de carcaça ao abate, boa eficiência reprodutiva (precocidade à idade à primeira cria, curto intervalo entre partos) e boa habilidade materna (capacidade de desmamar bezerros pesados) são uma constante na raça.
Sendo assim o departamento técnico da ABCM possui convênio com institutos de pesquisas de renome afim de que dados científicos sempre comprovem as assertivas acima. Vários trabalhos já foram realizados e outros estão em andamento. A seguir estão resumidos alguns de nossos experimentos científicos.

MARCHIGIANA: AOL e EGS

A raça Marchigiana acreditando na qualidade de carcaça de seus animais, realizou em parceria com experientes pesquisadores da FZEA/USP, durante a Expolondrina 2.003, a verificação através de ultra-sonografia da AOL (área de olho de lombo) e EGS (espessura de gordura subcutânea), obtendo resultados preliminares excelentes para animais PO machos e fêmeas.

Machos (13 meses de idade) - N. de animais avaliados:25

AOL (área de olho de lombo)
EGS (esp. de gordura subcutânea)
101,9 cm2
3,0 mm


Fêmeas (8 a 15 meses de idade) – N. de animais avaliados:37

AOL (área de olho de lombo)
EGS (esp. de gordura subcutânea)
83,7 cm2
4,1 mm
Obs: No Brasil, a média de um bovino pronto para abate é: AOL = 70 cm2 e EGS (mínimo)= 3 mm.

 


 

ABATE TÉCNICO 2.003

Uma das ações de fomento da raça Marchigiana no ano de 2003 foi o abate técnico realizado nos dias 20 e 21 de Novembro em Campo Grande - MS com 620 novilhas de cruzamento industrial Marchigiana com Nelore (Branco no Branco), com 13 meses de idade média. Essas fêmeas são frutos de um sistema de produção de gado superprecoce.
As novilhas foram criadas na Fazenda Cachoeira Branca, em Ribas do Rio Pardo (MS). Após o desmame, aos sete meses de idade, e pesando 230 kg em média, foram levadas para a engorda em outra propriedade, passando a receber alimentação no cocho.
A dieta era formada por silagem de capim, milho, caroço de algodão, farelo de soja e um premix de calcário. Vale ressaltar que não houve suplementação até a desmama.
O Professor Dr. Albino Luchiari Filho da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da USP, foi quem coordenou o abate e fez a avaliação das carcaças e dos cortes.
A seguir os resultados obtidos pela avaliação das carcaças:
Resultados do abate de novilhas ½ sangue Marchigiana Nelore com 13 meses de idade média

Médias
Peso vivo 372 Kg
Peso de carcaça quente 193,3 Kg
Rendimento quente 52%
Á rea do olho de lombo 52 cm2
AOL/100 Kg de carcaça 27 cm2 (o que é muito bom por serem novilhas)
Espessura de gordura 4 milímetros
EG/100 Kg de carcaça 2,1 milímetros

TOP